quinta-feira, 25 de abril de 2013

Síntese do texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

Síntese do texto: A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

5 comentários:

  1. Acho que a democratização de tecnologias é muito importante para o desenvolvimento social.

    ResponderExcluir
  2. O texto mostra os avanços da tecnologia onde nós em sala de aula ficamos restritos a tantas informações e conhecimentos que nos travam diante de uma grade curricular.
    Interesses de nossos alunos estão cada vez menor por não acompanharmos toda essas evoluções tecnológicas.
    Não depende de nós professores e sim de uma mudança de investimentos de materiais pedagógicos que nos conduzem às mudanças de hábitos e novas formas de transmissão de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Ocorreram mudanças na sociedade, mas as escolas continuam quase iguais as do século passado.
    Os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos, ao invés de aliados, “roubam” o tempo que no passado era utilizado para os estudos.
    A progressão continuada com certeza evitou a evasão, mas desestimulou os alunos. Fora isso, no nosso país há igualdade de acesso, mas não de condições, tendo como conseqüência o fracasso das crianças das camadas populares. Somado a tudo que foi citado, temos outros problemas que são as condições de trabalho dos professores, que em nosso são precárias, que vai desde sala de lotadas, violência física por parte de alunos, entre outras. Todos estes problemas desestimulam os professores, e com certeza afeta seu desempenho em sala de aula, e o aluno acaba também sendo afetado.

    ResponderExcluir
  4. Estamos prestes a descartar totalmente nossos métodos de ensino aprendizagem. Essa tendência vem para ficar e precisamos nos adaptar. Acho que esse processo já vem acontecendo gradativamente tanto no nosso cotidiano como também os alunos estão em fase de adaptação. A mudança não será de uma vez mas vamos juntos aprender a aproveitar ao máximo tudo que o acesso as informações nos fornece. Acredito numa nova fórmula mais eficaz de ensino e concordo que esse caminho não tem mais volta.

    ResponderExcluir
  5. Estamos na “Era da informação e da tecnologia”, infelizmente por muitas vezes não sabemos como lidar com tudo isso. Temos várias maneiras de buscar informação, de adquirir conhecimento e também meios práticos para isso. É necessário um aprimoramento, há grande necessidade de direcionar a tecnologia para fins de aprendizagem, já que qualquer pessoa pode ter acesso milhões de informações ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir